sexta-feira, 4 de abril de 2014

O que é Defraudação Emocional?

Hoje essa palavra vive na minha vida, mas eu nunca havia lido sobre e tão pouco entendia do que se tratava até conhecer o Ministério da Pra Sarah Sheeva, que hoje é um referencial sobre o assunto, ontem no post sobre oração coloquei essa palavra, então resolvi falar sobre isso, eu sei que apesar do ministério da Pra Sarah Sheeva estar crescendo muito, ainda muitas pessoas não sabem sobre o assunto, foi aí que nas minhas buscas eu encontrei uma matéria muito clara, que foi tirada do livro da Pra Sarah Sheeva - "Defraudação Emocional", então, assim como eu descobri o sentido dessa palavra e tenho colocado em prática no meu dia a dia, eu espero que você entenda e comece hoje mesmo a identificar aonde você tem se defraudado, tenho certeza que você vai ser despertada(o), afinal a palavra de Deus vem pra trazer luz em meio a escuridão, meu desejo é que seu entendimento seja iluminado, e que você SEJA LIVRE!!

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Boa leitura!!

O que é defraudação emocional?
Defraudação emocional é quando alguém gera em outra pessoa uma expectativa sentimental que não poderá ser suprida.

É algo que a pessoa não está disposta a suprir, ou não tem condições de suprir.

DEFRAUDAR é usar, é tirar “proveito” do outro, sem desejar um verdadeiro compromisso.

Defraudar é fazer a pessoa acreditar que você quer um relacionamento sério com ela... quando na verdade você não quer, porque não tem condições ou porque não quer mesmo.

Defraudar é deixar a pessoa pensar (acreditar) que você deseja se casar com ela, quando, na verdade, você só quer ficar com ela "por um tempo". Defraudar é apenas "curtir o momento" e nada mais.

Em 1 Tessalonicenses 4:1-8 está escrito:
"Finalmente, irmãos, nós recebemos, quando a maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais.

Porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.
 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição.

(No contexto bíblico, "prostituição" não é apenas o ato de vender o corpo por dinheiro, mas também é praticar todo tipo de imoralidade sexual, como por exemplo: ter relações sexuais extraconjugais, e / ou ter relações sexuais com alguém com quem ainda não é casado.)

Para que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus.

E que nessa matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão, porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.

“De sorte (portanto), quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo”. ARA

A defraudação emocional causa uma série de problemas emocionais nas pessoas. Ela causa um "rombo" emocional, porque é um "saque" na alma, pois sugere que vai suprir... e não supre. Ela sugere um compromisso... Mas não há compromisso.

É tudo falso, sem consideração e sem temor de magoar a outra pessoa. A defraudação causa decepção, desilusão, mágoa, feridas na ama, ira, falta de auto-estima, carência maior do que já existia, medo dos relacionamentos...

Ou o oposto: a vulgarização e a depravação dos relacionamentos, onde, ao invés de se fechar, a pessoa pode se tornar promíscua.

A defraudação destrói os sonhos aos poucos, até a pessoa perder completamente a fé nos relacionamentos e num casamento feliz. A defraudação emocional é um pecado que passa despercebida até pelos cristãos... é um comportamento prejudicial que precisa ser denunciado e removido da igreja.


As quatro formas básicas de defraudação emocional:

1 - Pode partir de uma das duas pessoas envolvidas. (sedução)
2 - Pode partir das duas pessoas juntas. (azaração)
3 - Pode partir de pessoas de fora do relacionamento. (cupido)
4 - Pode partir da própria pessoa para si mesmo. (auto defraudação)



Como isso acontece?


1 - Sedução.

Exemplo: Um rapaz se interessou por uma moça na igreja ou em outro lugar qualquer e, ao invés de buscar a orientação correta da parte de Deus e de seus líderes de como se aproximar dela, ele usa um costume mundano: a boa lábia.

2 - Azaração.

Exemplo: Um rapaz e uma moça se interessam mutuamente e começam a paquerar, e sem pedir a orientação dos líderes, começam a namorar.

3 - Cupido.

Exemplo: è o famoso cúpido ou empurrãozinho. É quando pessoas de fora do relacionamento resolvem dar uma ajudinha para unir o casal.

4 - Auto defraudação.

Exemplo: É mais comum nas mulheres, apesar de existirem algumas exceções onde alguns homens apresentam esse comportamento. Como uma pessoa se auto defrauda? A pessoa dá asas a imaginação e fica sonhando em cima de uma realidade que não existe. Ignora a realidade, não quer enxergar a impossibilidade do relacionamento e do casamento com o "amor platônico" que ela mesma criou. 


Conclusão:

Quem pode lhe dar a pessoa certa?
Quem vai fazer isso acontecer?
Quem tem o poder para fazer isso acontecer?
Será que você garante que vai se casar com a pessoa ideal?

Será que

O seu charme...
O seu corpo...
As suas palavras e o seu bom papo...
A sua beleza...
A sua inteligência...
O seu dinheiro...
A sua influência...

Podem garantir que você se casará com a pessoa certa?
Claro que não!

Nada disso pode lhe dar a pessoa certa.

O único que pode garantir a sua felicidade e lhe dar a pessoa certa é Deus!
Quem vai fazer essa obra na sua vida é o Espírito Santo e não você!

A sua parte é orar, se preparar... e buscar a direção de Deus de como se posicionar, de como agir (Homem) e como esperar (Mulher)...

Deus quer lhe dar a pessoa certa.
Ele é o mais interessado nisso.
Ele quer que você expresse a fidelidade dele aqui na terra.
Ele quer que todos ao seu redor vejam a glória dele na sua vida, no seu casamento e na sua família.
Por isso, se você decidir passar um tempo diário em oração, parar para ouvir a voz de Deus, orar no Espírito, ouvir e obedecer a direção dele, o seu coração vai se voltar completamente para ele!

Não haverá mais vazio interior...
E quando você estiver cheio (a) do amor de Deus, quando ele realmente ocupar o primeiro lugar na sua vida, você estará pronto (a) para viver um grande amor... Uma grande paixão abençoada por Deus..Tudo, no tempo certo, vai acontecer...Creia!!!E receba!

[Tirado do Livro Defraudação emocional segundo os princípios bíblicos. Pra Sarah Sheeva]

Blog da Pra Sarah Sheeva para você tirar outras dúvidas sobre o tema e até pedir aconselhamento.


Adquira o livro



Nenhum comentário:

Postar um comentário